Preconceito Contra os Exus, os Guardiões

Por: Ryath (Inspirado e intuído pelos Mentores Espirituais)

Na Umbanda, muitas pessoas têm preconceito contra os Exus, os guardiões que se apresentam nessa religião e lidam com a limpeza energética.
Existem pessoas que frequentam o centro que não querem participar dos trabalhos de guardião, o considerando inferiores, mas é justamente esse trabalho que deixa as pessoas bem, que limpam da influência energética que as fazem sofrer.
Guardiões lidam com a impureza, e muitas pessoas acham eles impuros por realizar esse trabalho, é como se confundissem ele com a sugerira que eles limpam.
As pessoas não pensam que estão limpas e bem por causa do trabalho dos Exus, que eles as deixarem bem.
É muito comum isso acontecer, mas precisamos repesar esses conceitos, essa forma de ver as coisas, pois os guardiões, mesmo sabendo que são mal falados, ainda limpam as pessoas.
O trabalho de uma entidade Exu não é criar sofrimento, mas é trabalhar para que acabe mais e mais com o sofrimento, tanto para quem é limpo, tanto para quem suja, pois eles pegam espíritos obsessores e dão um novo caminho para eles, seja as deixando sob o cuidado da Lei, ou dando oportunidades de irem para a luz e realizarem trabalhos a favor dela.
Um espirito que é pego ou resgatando por um guardião, ela vai conhecer mais sobre as condições de sofrimento, e que para pararem de criar karmas, ou seja, dor para eles mesmos, o caminho é ir para luz.
Os guardiões têm a missão de colocarem as pessoas e espíritos em caminhos de autoconhecimento, reconduzindo a vida de quem estava parado perante a evolução espiritual.
Sendo assim, como podemos pensar que um Exu é alguém negativo e ruim, quando na verdade faz tantas coisas positivas, nos aliviando e conduzindo em caminhos de evolução espiritual, que é sinônimo de autoconhecimento.
Evoluir espiritualmente é sair de um nível pior e ir para outros melhor, então é algo muito bom, e que todas as entidades que se manifestam na Umbanda, dentro do seu campo de atuação fazem isso.
Na Umbanda os Exus nos aconselham o que fazer para termos mais proteção, nos conduz em caminhos de evolução espiritual, nos limpam e protegem, assim sendo, como vamos pensar que são seres negativos?
Sabemos que o preconceito é uma tendência, e não te julgamos por isso, mas o convidamos para assumir e transformar seus preconceitos.
Pense, como um ser que faz o que um guardião faz é algo inferior?
Como podem ser considerados menos que os outros, se ajudam tanto.
Nenhum trabalho espiritual pode ser feito sem a ajuda de guardiões, pois eles precisam proteger o local para que seres negativos não façam o mau nesses locais.
Vamos refletir e melhorar nossa visão.
Seres que nos ajudam merecem ser melhores vistos, tu não acha?
Os Exus são vistos muitas vezes como a sujeira que eles limpam, mas não com a limpeza que eles deixam. Isso poderia ser o inverso, não é verdade?
Ver os exus como a pureza que deixam, não com a impureza que tiram.

 

Você também pode se interessar por: